quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Afazeres Domésticos

Há 3 meses estou casada. Não é tanto tempo, mas quantas histórias já aconteceram neste período.
Toda mudança requer adaptação, e até que tudo tome o eixo certo, muitos desencontros ocorrem. É assim quando mudamos de emprego, quando começamos na escola nova, quando conhecemos alguém, e quando nos casamos.
Ao casar assumimos uma responsabilidade maior pelos nossos atos e ações, somos responsáveis não só pelo nosso umbigo, e sim pela nossa casa, e pelo nosso companheiro, que invariavelmente queremos agradar e compartilhar tudo.
Minha adaptação está ocorrendo até o hoje.
Na primeira semana de casada, sentia que estava passando uns dias fora de casa, e que no dia seguinte eu voltaria para casa dos meus pais, e teria cama, comida e roupa lavada. Mas, todo dia eu acordava com o ronco do meu marido, e percebia que se quisesse roupa limpa era eu quem tinha que lavar!
A primeira vez que fui limpar a casa, achei o tênis do meu marido encostado em um canto do quarto, com uma meia dentro, quando pequei na meia, minha mão quase se desintegrou... A sujeira da meia era algo assim, que nem o OMO do comercial da TV tirava, meia suja mesmo!
Pensei comigo, lavar na máquina não vai ter como, pois isto contaminaria as outras peças de roupa, lavar na mão é um risco de ficar com irritação na pele. Cheguei a cogitar ligar a máquina só para lavar a meia sozinha, achei melhor não, a solução mais adequada encontrada foi jogar a meia no lixo, simples assim, nem exitei. Como sou super correta, joguei no cesto de lixo reciclado, não sei se tecido algodão pode ser reciclado, mais se até garrafa pet pode, tenho certeza que devem achar um bom destino para meias fedorentas!
Passado dois dias meu marido me interroga: “Por que você jogou minhas meias no lixo?” Eu tinha sido descoberta. Não sei porque ele se recordou disto só naquele momento, mas, nem titubeie em respondi: “Porque estava em condições de não lavagem!”
Ele meio que querendo rir, meio brava, disse que eu não podia sair jogando as meias dele no lixo....blá..blá
Eu questionei; “Você ia lavar? tenho certeza que não, e eu também me recuso a lavar meio com tamanha contaminação odorística.”
Acabou em risadas, e história contada em mesa de bar. Mas que é assim é!
Outra adaptação que passamos, é a divisão dos afazeres da casa. Por que os homens por mais prestativos que sejam, bem no fundo de sua alma sentem que limpeza de casa é coisa de mulher?
Oras, não sei por que casam então?É mais fácil e barato contratar uma empregada.
As mulheres hoje em dia trabalham fora de casa tanto quanto homem, então dentro de casa deveres divididos por igual.
Antes de casar avisei: “O banheiro você quem lava, pois eu odeio lavar banheiro! Estou avisando antes de casar para não dizer que foi enganado!” Firmamos nosso acordo.
Os deveres de casa não ficaram divididos por igual, mas como disse, estamos em fase de adaptação, vou pegar leve com meu marido, não posso deixá-lo mostrar todo seu potencial de doméstico no primeiro ano de casamento.
Vou deixá-lo me surpreender nos próximos anos, sei que em um belo dia ele vai levantar e dizer: Amor, hoje vou limpar a casa, lavar a roupa, depois passá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário