segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cabelo, cabeleira, cabeludo

Este final de semana foi o baile da minha formatura! Toda uma preparação para ficar especialmente arrumada para o grande dia! Fui ao salão de cabeleireiro, e passei poucas e boas para ficar com um belo cabelo.
O penteado ficou pronto em 1 hora, rápido para os padrões femininos de arrumação. Um imprevisto fez com que precisasse voltar de transporte público, então imagina a cena, a pessoa toda trabalhada no laquê (agora é fixador) entrando no microônibus lotado. Cheguei em casa com a sensação de que tinha desmontado tudo, de acordo com meu marido não! Mas, por segurança, resolvi que até a hora da festa eu não mexeria mais a cabeça, para evitar deslocamentos de mechas! Então seguiram algumas horas em que a única coisa que movimentava eram meus olhos, e minha boca, o pescoço estava imóvel, engraçado como nestas horas me dá uma vontade doida de deitar, inadmissível naquele momento. Como estava ficando com torcicolo, resolvi que era melhor arriscar, e confiar no laquê!
Este momento me fez lembrar o tanto de história que eu já passei com meu cabelo!
Começou no jardim de infância. Pedi inocentemente para minha mãe: “Faz o penteado da Xuxa?”. Minha mãe conseguiu transformar as três famosas “maria chiquinhas” em cinco. Tinha uma “maria chiquinhas” praticamente implantada na minha testa, uma coisa bizarra, e eu descobri isto ao chegar na escola, e todas as crianças rirem de mim! Notei que até mesmo as professoras davam um risinho discreto!
Minha mãe me fez passar por momentos impagáveis com o cabelo!
Até os 10 anos de idade eu não sabia cuidar do meu próprio cabelo, nem o básico eu sabia! Quem fazia tudo era minha mãe.
Mas, como a necessidade faz a pessoa... Minha mãe foi para o hospital para “dar a luz” a minha irmã caçula, meu cabelo já tinha virado um emaranhado quando meu pai me chamou e disse que iria penteá-lo. Não sei se era alguma técnica de tortura que ele estava empregando, ou se ele não tinha total jeito com o negócio, mas foi a mais dolorida penteada de cabelo que eu recebi!
No dia seguinte eu já sabia como cuidar do meu cabelo.
Este cuidado foi se aperfeiçoando, e hoje em dia são no mínimo dois cremes diferentes a cada lavada. Aliás, não sei como eu sobrevivi à era do “creme rinse”, aquele rosinha, que era ruim com ele, pior sem ele!
Meu cabelo é uma mistura de descendência, então é digamos assim trabalhoso. Quando eu era criança, minha irmã dizia que meu cabelo era como a pirâmide do Egito, ao acordar. Ela podia dizer isto, pois tinha o cabelo liso como seda.
Quem tem cabelo bom gosta de esnobar quem tem cabelo não tão bom.
Ainda bem que hoje em dia existe “n” possibilidades de cuidados com os cabelos.
Quando eu entro em loja de cosméticos fico em transe, quero, quero, e quero! É uma compulsão doida, uma vontade de levar o condicionador para cabelo cacheados para o dia-a-dia, o para deixar o cabelo liso nos dias em que eu for fazer escova, um que dê brilho, e outro que evite as quedas. Não consigo entender porque não fabricam um produto que contenha todas as propriedades boas que merecemos.
Por muitas vezes já passei pela famosa situação “corta dois dedinhos” do meu cabelo, e sair do salão sem um palmo inteiro de cabelo. Acho que por regra, os dedos dos cabeleireiros são mais grossos do que o comum, pois todas as vezes saio com o cabelo mais curto do que gostaria. Já pensei em sabotar e dizer: “Corta meio dedo de cabelo por favor!”.

2 comentários:

  1. Adorei....rs...
    Dri não acredito que vc andou de ônibus com penteado, rsrs!!!!Poxa e as amigas?pq não me ligou?ia te buscar, ne?mas tudo bem, acho que todas já passaram por algo assim!...principalmente com relação a "nao se mexer" para não estragar o penteado...batata é torcicolo na certa!rss

    Queria dizer, que sou uma de suas seguidoras, fiéis, e que te ama muito!
    Parabéns e obrigada por nos dar esse momento onde podemos refletir sobre a vida, e nos comparar muitas vezes por ter passado pela mesma situação!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. A minha escritora predileta resolveu colocar sua criatividade no ar! Que maravilha!
    Aos que chegaram até aqui, afirmo com propriedade que os posts que aqui surgirem são melhores que muitos colunistas de jornais de grande circulação!
    Façam bom proveito!

    ResponderExcluir