sexta-feira, 16 de abril de 2010

Somos humanos, a voz que o diga

Em um post anterior relatei minha paixão pela linguagem escrita, mas, tenho que ressaltar que não vivo sem a oralidade. Não consigo me imaginar um dia se quer sem minha voz.

Hoje é DIA MUNDIAL DA VOZ, o que nós faz parar e pensar no papel da voz em nossas vidas, em nossos cotidianos.

Quantas vezes preferimos passar um recado pessoalmente do que por bilhete, pois será mais fácil explicar para o interlocutor por meio da oralidade.

Tantas outras vezes precisamos ouvir do amado ou amada um “Eu te amo” bem sonoro, do que apenas as ações. E quantas outras vezes só de ouvir a voz da pessoa querida, nosso coração deu galopes de felicidade.

Por vária vezes, quando meu marido está viajando à trabalho, eu converso sozinha de noite, pela necessidade de conversar... “soltar o verbo”.

Entre tantos outros fatos em que nossa voz se faz presente e é primordial.

Nossa voz diz muito sobre nossa personalidade, sobre como estamos nos sentindo, sobre nosso gênero, não necessariamente nesta ordem. A voz humana é como uma impressão digital, pode ter pessoas com voz semelhante, mas, nunca igual.

Sua voz é sua, e uma benção de Deus este mecanismos de comunicação que nós seremos humanos temos, por isso, o cuidado com a voz deve ser todo especial.

Problemas com “garganta” ou de disfonia devem ser tratados pelo médico, e não com automedicação, que podem mascarar os sintomas ou retardar o diagnóstico de algo mais grave. Sempre que necessário, o médico vai encaminhá-lo a um fonoaudiólogo.

Água faz maravilhas pela sua voz, tome sempre, aliás, você conhece algo que é prejudicado pela água, este elemento trás benefícios para toda saúde.

Não grite, não cochiche, utilize seu tom normal de voz para não forçá-la.

E em casos de profissionais que fazem uso freqüente e excessivo da voz: telemarketing, docência, cantores, atores, jornalistas, entre tantos outros, sempre que possível buscar ajuda especializada para orientações de higienização e preparação vocal.

Sei que este post foge do perfil do meu blog, mas, estava lendo sobre o evento do Dia Mundial da Voz, realizado pelas minhas ex-professoras de Fonoaudiologia, e pelas alunas do curso de Fono, na PUCC, e me vi tentada a escrever sobre esta capacidade humana incrível que é a voz.

Para ver o que aconteceu na PUCC no dia Mundial da Voz: http://www.puc-campinas.edu.br/especial.aspx?id=197

Quer saber mais, acesse os site:

http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/default.asp (Não é brasileiro, mas, é bem explicativo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário