quarta-feira, 8 de setembro de 2010

No Paraná...água...muita água

Todo mundo dentro deste navio? Então vamos navegar, pois, este post tem muita água.

Não conheço nada da região Norte e Centro-Oeste do Brasil. Como destaquei nos post anteriores, da região sudeste conheço todos os estados, e da Nordeste que serão os próximos post, conheço metade.

A região Sul é algo que me fascina, e que infelizmente não conheço muito. Nunca imaginei ou programei uma viagem para o estado do Paraná, até que um belo dia, me enamorei pelo meu esposo, nascido em Cruzeiro do Oeste, Paraná, e veio a oportunidade de conhecer esta região do Brasil.

Confesso que não conheci muita coisa do Paraná, passei por cidades interioranas que não tem nada de espetacular para indicar para outras pessoas. São cidades gostosas sim de passear, mas sem nenhum grande atrativo.

Tenho que indicar para quem vai até o Paraná, que dependendo da cidade a ser visitada o mais viável é viajar de avião. Eu cometi a loucura de seguir meu marido de carro para o Paraná, e após um dia quase inteiro viajando juntos, podemos constatar que o nosso relacionamento realmente era sólido, afinal conviver em um carro por tantas horas é uma questão de afinidade mesmo.

Mas, não tem como passar batido do Estado do Paraná sem destacar um lugar delicioso, e famoso, a cidade de Foz do Iguaçu, tenho que dizer que o lugar faz jus a fama.

O Parque Nacional do Iguaçu (http://www.cataratasdoiguacu.com.br/parque.asp), localizado em Foz do Iguaçu, é outro lugar para se olhar e ter certeza que Deus existe e criou toda natureza.

Foz do Iguaçu fica no extremo Oeste do Paraná (1014 Km de Campinas), e faz divisa com o Paraguai e Argentina, sendo assim, o Parque do Iguaçu tem o lado brasileiro e o lado argentino.

Acessamos o parque pelo lado brasileiro, o complexo que montaram para o Parque é algo incrível, com ônibus para passeio dentro do parque, lojas de suvenir, barcos para passeio no rio, entre outras estruturas. Para acessar toda esta infra-estrutura é necessário desembolsar o valor da entrada, que não é nada barato, mas também não é nada exorbitante.

Parte do passeio faz-se nos ônibus, onde se visualiza a beleza da mata preservada do local, e todos animas andando livremente pelo parque.

Depois deste trajeto, desembarca-se em uma das paradas, e preparem os tênis, pois, a caminhada é longa, de 20 em 20 minutos é possível tirar fotos em mirantes que possibilita a visão de parte das Cataratas, e as fotos ficam dignas de Cartão Postal.

No final da jornada chega-se aquela plataforma, que sempre passa na televisão, onde fica-se pertinho das Cataratas, sentindo toda magnitude e força da água. Protejam as câmeras, pois, os respingos são forte e podem prejudicar a câmera. Preparem-se também para disputar qualquer lugarzinho próximo as cercas, para poder tirar belas fotos, o local é disputado “a tapas” por turistas de todas as partes.


Terminado o passeio, chega-se em uma loja de suvenir, que enlouquece qualquer bom turista com copos, camisetas, e adereços mil, confesso que o preço do local não é para qualquer bolso, fiquei com a opção chaverinhos, que eram lindos por sinal, e com preço bacana.

Antes de embarcar no ônibus para retornar ao estacionamento, é possível almoçar ou jantar no restaurante do parque, mas, como estava lotado, optamos por achar outro lugar.

Como não conhecíamos nenhuma opção em Foz, e estávamos cansados demais para procurar, optamos por achar o shopping da cidade.

Fica a dica, na ausência de bons restaurantes, se a cidade for de tamanho médio a grande, para se alimentar procure um Shopping Center, é uma boa opção, pois sempre tem restaurantes de rede, pode ser italiano, japonês, fast-food, comida mineira...entre outras, que satisfazem a maioria dos paladares.

Sobre o Paraná é isto, fico na expectativa de conhecer Curitiba, uma cidade que dizem ser incrível.

No próximo post, prepare o protetor solar porque chegaremos ao Nordeste, ah! o Nordeste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário