quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O grande Estado de São Paulo...

Fugindo um pouco do foco do meu blog, resolvi escrever sobre algumas experiências turísticas que já vivi.

Tenho 26 anos, muito bem vividos, nos últimos anos conheci lugares maravilhosos, mas, sempre com a sensação de que faltam tantos outros cantinhos para se ver!

Mas, com o pouquinho de bagagem que tenho, sempre sou questionada sobre dicas pelos amigos.

Lógico que por ser Campineira, minhas experiências sempre começam por Campinas, mas chegam até o Nordeste.

Dos 26 estados brasileiros tive a oportunidade de conhecer 9 estados, e como ainda não cheguei nem na metade dos estados brasileiros, quero mais, muito mais.

Por onde começar? Começo onde tudo começou...

Na infância, muitas vezes fui para Atibaia, e tenho aquela lembrança de cidade com um ar puro. A região de Atibaia é muito conhecida pelos seus morangos, a festa do morango é uma tentação! Inclusive está ocorrendo agora em setembro.

Vale a pena passar um dia em Atibaia (a 67 km de Campinas), visitar o parque Edmundo Zanoni, com um espaço gostoso para a família, e imperdível mesmo é a Pedra Grande, um lugar lindo, onde se tem a sensação de estar voando. Hoje em dia, na Pedra Grande há algumas possibilidades de salto de asa delta com instrutores, bom para os mais aventureiros. O site da cidade é muito interessante, sempre trás os eventos culturais da cidade: http://www.atibaia.com.br/home/index.asp.

O Estado de São Paulo não tem pontos turísticos tão famosos como outros estados, é mais famosos por ser um Estado onde as oportunidades acontecem, onde as pessoas trabalham muito, mas, tenho que discordar em parte, São Paulo tem lugares incríveis para se conhecer.

Não preciso nem dizer que já estive na Capital, e que lá as oportunidades culturais são impressionantes, entre museus, bares, parques, não entrarei no mérito, pois da Capital conheço pouco.

Posso contar sobre o interior, Riberão Preto é uma cidade adorável, com uma vida noturna deliciosa. Um chopp que desce suave na choperia “Pingüim”, que também tem uma pizza dos Deuses, então, se alguém estiver na região vale a pena perder “algumas” meia hora. Um lugar que nasceu em 1936 só podia ter adquirido muita consistência mesmo. O site deles é: http://www.pinguimochopp.com.br/

Meu marido me apresentou a muitos lugares bacanas, e um deles é Itu, famosa pelos seus objetos gigantes, mas, esta parte da cidade se conhece em 1 hora, passa pela praça central com seu Orelhão gigante, as lojinhas com suvenir. Saindo deste circuito obvio, destaco a Lanchonete do Tio Zé, um trailer instalado em um terreno, com muitas mesas, que aparentemente você não credita nada de bom, mas depois que prova, hum, sai apaixonado, e satisfeito, muito satisfeito, afinal, o lanche faz jus a cidade, e é de itu mesmo! Impossível comer inteiro, eu quando passo por lá, peço para vir no prato, e divido em duas partes, uma para ser consumida em um dia, outra fica para viagem. O endereço eu não tenho, mais fica próximo ao shopping de Itu, perguntando em qualquer posto de gasolina vão informar facilmente.

Outro atributo interessante de Itu, e da vizinha Cabreúva (a 63 km de Campinas), são os camping, que fazem a alegria dos solteiros, enamorados, casados, famílias com crianças. Podem ser para acampar de forma rústica em barracas de armar, ou pode ser para ficar em um confortável chalé.

Dos campings da região de Itu e Cabreúva, destaco o Camping da Pedras (http://www.campingdaspedras.com.br/), que não é tão grande, mas, apresenta duas piscinas, e uma área verde incrível. Vale acampar ou se instalar em um dos chalés. Uma vez eu e meu marido passamos uns 3 dias em um chalé, levamos muitas frutas e condicionamos na geladeira do chalé, e vivemos cenas à la “9 semanas e ½ de amor”. O acampamento em barraca é divertido em turma, podendo ser instalado ao lado de churrasqueirinhas, ou no meio da floresta para sentir o clima animalesco. Este camping tem a opção de passeio a cavalo, que para quem não é nenhuma amazonas, é algo muito divertido e diferente. Vale a pena aproveitar e fazer a caminhada até a Fazenda de Chocolate, que fica ao lado do Camping, um espaço de perdição do chocolate (http://www.fazendadochocolate.com.br/fazendadochocolate/Inicio.html). Os preços não são muito convidativos, mas, a qualidade dos produtos é excelente.


A segunda opção, Camping Cabreúva (http://www.campingcabreuva.com.br/) é um complexo maior, com várias piscinas, cachoeira, sauna, entre outros. O lugar é mais movimentado, mas, é uma delícia. Tem dois restaurantes, um deles no meio da floresta, com uma comida caseira deliciosa.


Do lado de Campinas temos um cantinho especial, o Distrito de Sousas, que tem um observatório incrível na Estrada das Cabras, além de um circuito gastronômico único, com comida típica da roça, caseira. Destaco o Bar da Cachoeira, lugar onde você passa o dia inteiro aproveitando muito, e se sentindo em outro mundo (http://www.bardacachoeira.com.br/), o Casa da Fazenda para tomar um café da manhã daquele de vó (http://www.florestapark.com.br/), e o Fogão Mineiro (http://www.restaurantefogaomineiro.com.br/) típico restaurante que você senta e perde a noção da hora... com um preço fixo para refeição, você pode se servir quantas vezes quiser de comida mineira e doces que são uma perdição. As opções em Sousas são várias, tanto em restaurantes, quanto em passeios eco-turisticos, quanto em bares que deixam a vida noturna da cidade esquentadíssima.

Não posso deixar de destacar a cidade de Santa Maria da Serra, um pequeno paraíso do nosso estado, uma cidade cortada pelo Rio Tietê em sua parte mais límpida. Infelizmente desconheço acesso ao rio que não seja pelos Ranchos, que são cercados em uma espécie de Condomínio. Então para conhecer o lugar, tem que ter algum amigo com casa no local ou conseguir alugar um imóvel.

Os ranchos desembocam em espécies de prainhas de água doce, que se formam nas margens do rio. Para quem gosta de pescar o lugar é ótimo, para quem gostar de nadar melhor ainda, para quem quer pegar um bronze sossegado é ideal, e para quem quer presencia o pôr-do-sol mais incrível tem que conhecer Santa Maria da Serra.

Saindo um pouco do circuito iteriorzão, vou escrever para vocês sobre o litoral de São Paulo, confesso que depois que se conhece as praias do Nordeste, as praias de São Paulo faltam aquele “quê”. Por isso nos últimos tempos tenho fugido de Ubatuba, Santos, não desmerecendo, pois, quando o corpo esta afoito por um salzinho, têm pousadinhas e casa de veraneio neste circuito que valem a pena. Mas, para destaque mesmo, temos Maresias, localizada em São Sebastião, é uma praia linda, e com uma vida noturna alucinante que só São Paulo pode oferecer. As lojinhas são apaixonantes e os restaurantes, servem comida divina, basta andar nas ruinhas estreitas desta praia, que se encontram lugares super interessante para saborear uma comidinha boa.

De carro pode se percorrer a estrada principal que permeia esta região, e apreciar um pedaço da Mata Atlântica verdinho, verdinho, e ter acesso a praias praticamente desertas como Toc-Toc, Praia Preta, Praia Branca, entre outras, basta seguir adiante, ver uma placa indicando uma praia, seguir o atalho e descobrir praias encantadoras.

Vou parando por aqui a respeito do Estado de São Paulo, pois estou me sentindo na música do Rio Negro e Solimões, isto porque nem falei de Americana, Piracicaba, São Pedro, Araras, Pirassununga, Franca, Barretos, Aparecida, Cachoeira Paulista, Ubatuba, Ourinhos...etc...etc... Todo interiorzão de SP que conheço muito.

No próximo post continuarei na região Sudeste do país, e falarei de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Pena que parou, estava adorando!!! Você podia colocar todos os lugares ou entaum vc e o Lê virar guias turisticos e fazer compania para seus amigos! Bjs

    ResponderExcluir